Comprar um imóvel requer bastante atenção com a documentação. Se você contar com o apoio de uma imobiliária de confiança, não há muito com o que se preocurar, uma vez que são preparados para cuidar de tudo, seguindo todas as determinações legais.
Caso contrário, é preciso muito cuidado. Para isso, preparamos este artigo com dicas valiosas. Boa leitura!
Documentos do vendedor
Para evitar dívidas inesperadas, fraudes ou até mesmo ações judiciais, é fundamental fazer uma análise detalhada dos documentos do vendedor. Ou seja, para ter mais segurança no negócio, verifique os seguintes documentos:
-Identidade e CPF
-Comprovante de estado civil
-Certidão negativa de protestos
-Certidões negativas judiciais (criminais, trabalhistas e de execuções fiscais)
-Certidões negativas de tributos municipais, estaduais e federais
-Certidão negativa de interdição, tutela ou curatela do vendedor (obtida nos cartórios de Registro Civil)
Documentos do imóvel
Verificar a documentação do próprio imóvel é importante para ter certeza que não existem ônus ou pendências para a venda. Então, solicite ao vendedor e analise:
-Matrícula atualizada do imóvel, com certidão de ônus reais
-Escritura definitiva do imóvel em nome do vendedor, registrada no Cartório de Registro de Imóveis
-Certidão negativa de débitos municipais
-Habite-se (documento que atesta que o imóvel tem plenas condições de ser habitado)
-Planta baixa (no caso de financiamentos ou uso do saldo do FGTS)
-Declaração de quitação de taxas condominiais, se for o caso.
Contrato de compra e venda
Depois de conferir toda a documentação e ter a certeza que o imóvel está apropriado para ser vendido, é preciso analisar o contrato de compra e venda. Nele, deve conter informações como:
-Dados do comprador e do vendedor
-Valor do imóvel
-Forma de pagamento, detalhando a entrada, prazos e juros, se houver
-Multas em caso de rescisão do contrato, entrega do imóvel ou outros problemas no negócio
Detalhes do imóvel
Caso tenha dúvidas sobre as cláusulas, não hesite em conversar com o vendedor e negociar eventuais alterações. Além disso, sempre conte com o apoio de profissionais de confiança para prestar suporte no que for necessário. Assim, você terá mais tranquilidade na hora de fechar negócio.
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