Vai receber seu imóvel novo? A vistoria é parte fundamental desse processo e, se for bem feita, pode evitar muita dor de cabeça.
Especialistas recomendam que a visita seja feita em um dia tranquilo, para que o futuro morador tenha tempo para olhar todos os detalhes, assim, menos defeitos passarão despercebidos. Ou seja, antes de mais nada, marque a vistoria para um dia que você possa dedicar exclusivamente a essa tarefa.
Comece com uma cópia do memorial descritivo, que é onde estão listados todos os materiais empregados. Os quadros relevantes do memorial descritivo muitas vezes são disponibilizados no caderno técnico do empreendimento. Cheque se os materiais realmente foram colocados de acordo, seguindo as especificações e marcas descritas. É preciso olhar tudo com olhos críticos, para que todas as correções e ajustes sejam feitos.
Confira itens maiores, como vazamentos e problemas nos pisos, mas, lembre-se também de verificar coisas menores, como portas, tomadas, maçanetas, janelas, piso, revestimentos, pintura etc.
Observe, cheque e teste tudo. Se alguma coisa não estiver funcionando ou não estiver de acordo com o memorial descritivo, anote e converse com o vendedor ou responsável pela venda do imóvel para sanar qualquer vicio aparente.
Lembre-se que é mais prático receber o imóvel e fazer a mudança somente após o fim dos reparos, já que o trabalho pode ser feito com mais agilidade e sem risco de danificar a mobília colocada! É ideal também que reparos sejam cumpridos antes de reformas internas no apartamento, para que não sejam misturadas equipes e fiquem delimitadas responsabilidades por qualquer dano material.
A vistoria de imóvel é a sua garantia de que está levando o que está pagando e aquilo que foi acordado.