É sempre importante sair da rotina e pensar em brincadeiras para fazer com os pequenos em casa mesmo, não é verdade? Casinha de papelão, massinha caseira e pintura são apenas algumas das atividades que, além de divertir, ajudam a trabalhar a imaginação, a coordenação motora e o lado artístico das crianças.
É uma ótima alternativa também para deixarem o celular de lado um pouco e passarem mais tempo juntos. Para te ajudar nessa tarefa, montamos um guia com brincadeiras e atividades para fazer com as crianças em casa. Confira:
1 – Pintura com esponja de cozinha e algodão
Esponjas de cozinha e algodão podem ser usados como alternativas de pincéis para criar pinturas e estimular a criatividade das crianças. Como fazer: Corte esponjas de cozinha em diversos formatos divertidos. Os algodões vão ajudar a criar várias texturas. Use pregadores de roupa para fazer o “cabo” dos novos pincéis.
2 – Gelatina DIVERTIDA
Essa atividade é para crianças maiores e exige supervisão direta, pois as crianças poderão dar seus primeiros passos na cozinha. Como fazer: Faça gelatinas de cores diferentes, seguindo as instruções da embalagem, e despeje a mistura em forminhas divertidas. Para desenformar, passe um pouco de água morna no fundo. É uma ótima opção para a sobremesa do jantar!
3 – Caminho com fita
Criar caminhos dentro de casa pode ser uma excelente opção para estimular as crianças menores em sua coordenação motora. Além disso, contribui para o aguçar a criatividade e o lado sensorial dos pequenos. Os caminhos podem ter níveis de dificuldade de acordo com a idade das crianças. Eles podem, inclusive, ir de um cômodo a outro e ter desafios extras, para estimular ainda mais: fazer a caminhada de costas, voltar para o início quando pisar na fita, etc.
4 – Caixa misteriosa
Esta brincadeira é ideal para crianças de até 4 anos. O objetivo é colocar um objeto específico dentro de uma caixa e ao tocar com as mãos, adivinhar o que é. Como fazer: Utilize um caixa de papelão grande, faça dois buracos para a entrada dos braços, pegue diversos brinquedos/objetos e pronto! Para enriquecer a atividade escolha itens com texturas e materiais diferentes, como escova de cabelo, uma fruta, um pedaço de algodão, ou mesmo uma flor.
5 – Bonecos sensoriais de bexiga
Além de ser fácil de fazer, os bonecos de bexiga podem ser usados para a estimulação tátil e percepção visual de cores, formas, tamanho e peso. Como fazer: Com um funil, coloque farinha dentro das bexigas, amarre com um nó e cole olhos divertidos (feitos com papel, canetinha ou grãozinhos de feijão). Amarre pedaços de lã para fazer o cabelo e, usando canetinhas, crie diversas expressões para os bonequinhos.
Com essas dicas, a diversão está garantida. Gostou? Então, chama a criançada e mãos à obra. Aproveite e compartilhe com seus amigos e familiares.